
"Percebo que se fosse estável, prudente e estático, viveria na morte. Portanto, aceito a confusão, a incerteza, o medo e os altos e baixos emocionais, porque esse é o preço que estou disposto a pagar por uma vida fluida, rica e excitante."
Carl Rogers
PSICOLOGIA CLÍNICA
Abordagem Centrada na Pessoa
"Se faz sentir. faz sentido."
Dra Leonor Guerra

Necessidades de cuidado:
Burnout; Transtornos de Ansiedade Generalizada; Sídrome do Pânico;
Depressão; Relacionamentos disfuncionais; Cuidado & Equilíbrio Emocional no trabalho ...
O Cuidado centrado na pessoa estabalece a construção de uma relação que promove segurança e confiança, na qual o terapeuta se coloca como instrumento sensível para compreender a pessoa que ali se expressa e comporta. E nesta atmosfera hamoniosa, o cliente é conduzido no processo de se (re)conhecer, se expressar e se posicionar, vivenciando a liberdade experiencial. Ao terapeuta cabe cuidar mantendo uma postura de acolhimento que inclui escuta ativa, compreensão incondicional e congruência.
A abordagem centrada na pessoa considera que quanto mais um indivíduo é compreendido e aceito, maior tendência tem para abandonar as falsas defesas que empregou para enfrentar a vida, e para progredir num caminho construtivo. Ou seja, o indivíduo se sente livre para identificar e elaborar suas experiências e sentimentos pessoais tal como entende.
"A medida que a pessoa investe na congruência, torna-se mais consciente de si, aceita-se melhor, adota uma atitude menos defensiva e mais aberta, descobre que afinal é livre para se modificar e crescer, se assim desejar".
Carl Rogers

Viviane Gaspar
CRP 04/46644
Atendimento presencial,
on-line e em domicílio



