
"Sinto-me mais feliz simplesmente por ser eu mesmo e deixar os outros serem eles mesmos".
Carl Rogers
_edited.png)
WORKSHOP CONECTA_SER
Sabemos que o cotidiano nos exige ampla adaptação para repondermos as demandas da vida pessoal e profissional.
O Conecta-Ser é um workshop vivencial e surgiu do meu encontro diário com pessoas que almejam uma vida mais leve, harmônica, com mais sentido e significado. Seja no consultório, no ambiente hospitalar, nos cursos, palestras ou nos encontros sociais, as perguntas mais comuns e nem sempre tão diretas, sempre surgem: Como posso ser eu por mais tempo? Será que para me relacionar preciso mudar algo o tempo todo?
Todos nós temos necessidades (atendidas ou não): de ser respeitado(a), de sentir acolhimento; de ser escutado(a), de receber afeto; de sentir conforto; de ser reconhecido(a); de se sentir realizado(a), ... E onde há uma necessidade não atendida há também um pedido que precisa ser expresso. Quando nos damos conta desse pedido, encontramos dificuldade em expressá-lo de forma respeitosa e autêntica. Em geral, adaptamos mais uma vez, na forma de falar, no que falar, com quem falar e até desistimos de conversar, interagir. Engolimos o choro, adiamos os planos, evitamos o conflito externo e nos mantemos no confito interno. Evitamos nos expor e, por vezes, não temos consciência de quanto já estamos expostos.
Fato é que, em nossas atitudes, em nossas falas, em nossos pensamentos, em nossas emoçoes, no nosso comportamento diário já estamos comunicando tudo. Logo, se já estamos expostos, não seria mais leve expor o que realmente sentimos, pensamos e desejamos? Se não está leve já temos a resposta: o esforço adaptativo nos distanciou da nossa natureza equilibrada e harmoniosa. Ou seja, nos distanciou de quem somos.
A saída é fazer o caminho de volta. Retomar a estrada que nos leva ao encontro da nossa essência. Precisamos de (re)conexão.
No Conecta_SER cada participante é convidado a refletir sobre como se relaciona consigo mesmo, com os outros e com o ambiente; a compreender como as emoções influenciam na qualidade de Vida, saúde, bem estar.
A partir das vivências abrimos espaço para novas experiências, integrando corpo, mente, alma e coração. É sobre nos dar permissão interna para escolher diferente agora e seguir o caminho que faz mais sentido e sinaliza ser mais congruente com a própria essência.
O autodesenvolvimento requer o desejo pela experiência - ativar o modo "Experienciar a Vida".
Público alvo:
Pessoas interessadas no tema, que estão vivendo no modo automático, cumprindo obrigações e responsabilidades e se sentem frustradas com esse estilo de vida;
Pessoas que no momento não se sentem realizadas e que querem trilhar o caminho de autoconhecimento e autodesenvolvimento.
Carga Horária: 4 h/a

"Nós sabemos não através do nosso intelecto, mas através da nossa experiência."
Maurice Merleau-Ponty



